PESQUISA DE MERCADO
O QUE É PESQUISA DE MERCADO?
A pesquisa de mercado, como o nome sugere, é uma projeção feita com o intuito de identificar o que acontecerá no futuro e o que impactará diretamente na área produtiva da sua empresa. Desta forma, este método possui como objetivo entender qual será a demanda de uma empresa para que os gestores estejam aptos a tomarem decisões precisas sobre preços, potencial de mercado e possibilidade de expansão.
Para isso, é necessário haver um estudo sobre o mercado em que a empresa está inserida, de forma a mensurar uma análise de custo de cada produto e quantidade de saída do mesmo, de maneira a respeitar as tendências do mercado e as possíveis sazonalidades dos produtos ou serviços.
A partir disso, é possível construir gráficos que identificam os pontos comuns e de anormalidade para assim montar uma projeção de sua demanda futura.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
- Identificar oportunidades de crescimento no mercado;
- Identificar possíveis investimentos;
- Conhecimento de suas demandas financeiras;
- Reduzir custos de armazenamento;
- Elaborar orçamentos mais precisos;
- Manter as operações em máximo aproveitamento;
- Eliminar possibilidades de superprodução ou subprodução.
Após a implementação da projeção de demanda, a empresa será capaz de identificar as oportunidades de investimento e de crescimento no mercado, uma vez que possuirá o conhecimento de suas demandas financeiras.
Desta forma, este método permite às empresas gerenciar melhor seu estoque, aumentando as taxas de turnover e reduzindo custos de armazenamento, além de auxiliar a assegurar o fluxo de caixa correto, de forma a elaborar orçamentos mais precisos para pagar fornecedores, impostos e custos operacionais.
Portanto, com a previsão de seu comportamento financeiro é possível manter as operações em máximo aproveitamento, mesmo em períodos de pico, eliminando as possibilidades de ocorrer subprodução, ou superprodução.
QUANDO É NECESSÁRIA?
- Desconhecimento da demanda futuro;
- Desconhecimento da tendência de mercado;
- Falta de alinhamento entre fluxo de produção e demanda do cliente;
- Insegurança sobre a quantidade de funcionários;
- Falta de conhecimento da quantidade de matérias primas para suprir demanda.
Esta metodologia é aplicada em um cenário onde há o desconhecimento da demanda futura e da tendência de mercado, gerando uma falta de alinhamento entre o fluxo de produção e a demanda do cliente.
Desta forma, quando há a insegurança sobre a quantidade de funcionários, ou matérias- primas, necessárias para a produção significa que a previsão de demanda se encaixará perfeitamente como solução destas dúvidas.