ABRALIMP
INTRODUÇÃO
A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – ABRALIMP é uma entidade civil, sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Como principal produto, a entidade possuía, até então, um mapeamento de como realizar 59 procedimentos diversos, referente a limpeza. Todavia não satisfeitos, verificava-se a dor do cliente, pois havia um desejo de completar ainda mais tal documento, adicionando o tempo padrão destes procedimentos e assim se tornando referência em conhecimento e integração do mercado de limpeza profissional.
Em meio a necessidade da ABRALIMP e busca da realização de um sonho, a Júnior FEI entrou em contato através da Equipe de projetos, e apresentou a possibilidade de conseguirem o tempo padrão das atividades por intermédio da metodologia de Estudo de Tempos e Métodos, comumente chamado de Cronoanálise pelo mercado de Engenharia de Produção.
No entanto, por conta da grande demanda de trabalho de definir 59 tempos padrões, o projeto foi dividido em cinco etapas, que seguiram um padrão de desenvolvimento e qualidade. Cada etapa funcionou com uma equipe e gerente distintos, com duração de até 5 semanas, e teria como objetivo, definir o tempo padrão de dez procedimentos, com exceção da última equipe, que faria o estudo de apenas 9 procedimentos.
DESENVOLVIMENTO
Com objetivo claro de possuir os tempos padrões dos 59 procedimentos, foi utilizada a metodologia de cronoanálise. De forma sucinta, os procedimentos seriam simulados por um colaborador segundo a quantidade de vezes necessárias para atingir uma exatidão no dado coletado. Uma vez com os dados, foram aplicados dois fatores de correção aos dados, para assim resultar no tempo padrão.
De início, foram realizadas Fichas Técnicas, documento informativo e padronizado sobre o estudo e característica de cada procedimento. Simultaneamente, houve o estudo e estruturação de uma planilha que tem como objetivo fornecer o tempo padrão ao realizar mais de um procedimento, em uma área específica. Após a coleta de dados, foi utilizada uma ferramenta para identificar processos que agregam e não agregam valor. Assim, no fim do projeto, foi estruturado o conteúdo a ser inserido no Livreto de Tempos Padrões de Limpeza da associação, em que fornece a produtividade de cada procedimento.
RESULTADOS
No Projeto ABRALIMP, a meta de conseguir os tempos padrões dos procedimentos antes desconhecidos foi atingida. Dessa maneira, proporcionando, ainda que parcialmente, a realização do sonho da empresa contratante. Em razão dos tempos padrões alcançados, a ABRALIMP pôde agregar valor ao seu produto principal, o catálogo de limpeza, e desse modo aumentar sua representatividade frente ao mercado de Limpeza profissional.
EQUIPE
- Gerente ABRALIMP 1: Guilherme Marcondes;
- Gerente ABRALIMP 2: Lucas Ferrara;
- Gerente ABRALIMP 3: Pedro Arini;
- Gerente ABRALIMP 4: Mariane Mendonça;
- Gerente ABRALIMP 5: João Felipe Reguero.