CRONOANÁLISE
O QUE É CRONOANÁLISE?
A análise de tempos e métodos, também conhecida como Cronoanálise, é uma ferramenta avançada de qualidade que consiste no estudo de tempos e movimentos em uma linha de produção ou atividade logística, com o objetivo de otimizar processos e eliminar desperdícios na produção.
Desta forma, é feita a cronometragem de cada processo produtivo, de maneira a documentar os dados e fazer um estudo de otimização em cima do fluxograma de produção. Assim sendo, a Cronoanálise pode ser aplicada em qualquer etapa do trabalho, obtendo resultados confiáveis sobre a velocidade das tarefas e movimentos realizados, sendo possível determinar a capacidade produtiva de qualquer setor ou unidade, além de comparar desempenhos e gerar informações essenciais à tomada de decisão da gestão.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
- Execução de forma rápida e eficiente da tarefa;
- Níveis de produtividade impulsionados;
- Processos mais rápidos, executados em tempo médio correto e com o mínimo esforço necessário;
- Priorização pela qualidade, padronizando os processos;
- Geração de processos mais precisos e rápidos;
- Ganho de qualidade no produto final;
- Eliminação de desperdícios;
Com o método, é possível descobrir qual a forma mais rápida e eficiente de executar determinada tarefa, levando em conta todas as variáveis de tempo e movimento. Assim, os níveis de produtividade são impulsionados por processos mais rápidos, executados no tempo médio correto e com o mínimo esforço necessário para manter o padrão de qualidade desejado.
Além disso, um dos pontos mais importantes sobre a Cronoanálise é a priorização da qualidade, uma vez que não basta executar tarefas com rapidez e precisão, mas também é preciso manter as características padronizadas do produto para satisfazer as expectativas dos clientes.
Portanto, ao aplicar a análise de tempos e métodos, é possível gerar processos mais ágeis e, ao mesmo tempo, ganhar uma qualidade superior no produto final, o que certamente eliminará os desperdícios e terá um impacto positivo nas vendas.
QUANDO É NECESSÁRIA?
- Não conhecimento dos tempos de produção;
- Não conhecimento dos movimentos de produção;
- Lead time desconhecido;
- Necessidade de conhecimento de custos e do fluxo de produção;
- Funcionários ociosos ou sobrecarregados.
Esta metodologia é aplicada quando não existe o conhecimento concreto dos tempos e movimentos de produção ou de determinado processo. Desta forma, é viável a implementação desta análise para identificar o lead time real de cada ação, o que consiste como o tempo entre o momento do pedido do cliente e a entrega deste pedido.
Desta forma, é possível diagnosticar a necessidade da análise de tempos e métodos quando é preciso ter conhecimento dos custos e fluxo de produção e quando há desbalanceamentos no fluxograma, como funcionários ociosos e/ou sobrecarga em determinadas etapas.